“Eu Sou do Sul” vence enquete de música mais emblemática

No Acampamento Farroupilha, Elton Saldanha tocou e comentou a música eleita pelos leitores Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS

"No Acampamento Farroupilha, Elton Saldanha tocou e comentou a música eleita pelos leitores Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS"

Foram mais de 3,3 mil votos, sem contar as dezenas de comentários lembrando as canções não listadas na enquete 20 Músicas para o 20 de Setembro, que ZH promoveu a partir de segunda-feira. O objetivo: eleger as composições mais emblemáticas do regionalismo gaúcho.

Com exatos 60 votos a mais do que a segunda colocada, Eu Sou do Sul, de Elton Saldanha, despontou como a preferida no site de ZH.

– Convoquei o povo a votar pelo Facebook – conta Saldanha, que recebeu a equipe de ZH no Acampamento Farroupilha para falar sobre a música. – Foi muito satisfatório ver o crescimento de Eu Sou do Sul na enquete, com as pessoas atendendo ao meu pedido.

Querência Amada, composta por Teixeirinha e regravada por artistas como Osvaldir e Carlos Magrão, liderou a enquete ao longo de parte da semana, mas acabou ultrapassada. Três hinos do gauchismo, Romance na Tafona, Canto Alegretense e Céu, Sol, Sul, Terra e Cor (este o vencedor em levantamento semelhante que Zero Hora fez no ano 2000), também obtiveram expressiva votação, completando o top 5.

– Cresci escutando Teixeirinha, Gildo de Freitas e Telmo de Lima Freitas – diz Saldanha. – Eles me inspiraram ao se colocarem na posição do artista do Interior que exalta a sua terra. Eu Sou do Sul, especificamente, surgiu quando eu estava olhando um cartão-postal. Pensei: tenho de ser sintético como os cartões-postais. Não há necessidade de se descrever muita coisa, “é só olhar e ver”.

Fonte: veja o artigo completo em ZERO HORA.clicrbs

Compartilhe nas Redes Sociais!

Sobre Elton Saldanha

Artista Itaquiense, cantor, compositor, jornalista e cavaleiro. Com 18 CDs e 1 DVD, recebeu mais de 200 troféus em festivais e tem mais de 800 canções gravadas.

Conecte-se!

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail e interaja com Elton Saldanha através das redes sociais.

Sem comentários ainda.

Deixe uma resposta