Cavalgadas


Elton Saldanha, é membro dos Cavaleiros da Paz, dos Cavaleiros da Amizade, Cavaleiros Sem Fronteiras e Fundador do TAPE (Tribo Amigos do Pé no Estribo) com esses cavaleiros já percorreu muitos estados do Brasil, e vários países da América Latina, ainda com os cavaleiros andou em Portugal, na Europa sempre à cavalo.
Em setembro de 2007, Elton Saldanha junto a um grupo de amigos de encilha criou o grupo: CAVALEIROS DA TRADIÇÃO.

Elton Saldanha é crioulista e praticante da atividade de rédeas do Cavalo Crioulo.

Elton Saldanha fala sobre as cavalgadas:

– Fale da sua participação nas cavalgadas, realizadas em prol da integração, da confraternização e da preservação dos costumes gaúchos?
As cavalgadas são um retorno aos eventos épicos da equitação gaúcha pois os homens dos cavalos estiveram nos momentos mais importantes da História da Humanidade. O cavalo foi estratégico em conquistas territoriais e políticas, e hoje identifica homens de principios radicais em nossa cultura, homens a cavalo estão sempre um pouco acima da média de avaliação, vêem o mundo de cima do lombo de suas montarias. Pertenço ao grupo dos CAVALEIROS DA PAZ, confraria que comemora 20 anos de cavalgadas internacionais. Já percorremos territórios do URUGUAI, ARGENTINA, CHILE , BOLIVIA, PARAGUAI E PORTUGAL , e ainda quase todos os estados do Brasil. Em 2010 fizemos a cavalgada do Fim do Mundo, em Ushuaia e Calafate na Patagonia Argentina e agora em 2011 em julho vamos cavalgar no Canadá em British Columbia e Yukon na fronteira do Alasca.

– Você tem notado um movimento, ou uma certa tendência das novas gerações em se resgatar o orgulho de ser gaúcho e valorizar mais as origens, as raízes e a tradição?
Eu participo de cavalgadas desde os anos 80 quando junto com Antonio Augusto Fagundes e Rodi Pedro Borghetti começamos um movimento que resultou na criação dos Cavaleiros da Paz. À partir destas cavalgadas incentivamos vários grupos que aí estão divulgando e participando destes eventos. Ainda sou membro de mais alguns grupos destas atividades, Cavaleiros sem fronteiras , cavaleiros de Niteroi, Cavaleiros da Amizade e TAPE a Tribo do pé no Estribo.

(Trecho de entrevista concedida por Elton Saldanha ao Somos do Sul )

Veja mais sobre as Cavalgadas em Fotos e acompanhe pelo Blog

Compartilhe nas Redes Sociais!

Uma Resposta para “Cavalgadas”

  1. milton rigoli 28 de novembro de 2012 at 14:17 # Responder

    Boa tarde..

    Estivemos na cavalgada do coperativismo, Cruz Alta a cidade de Espumoso , se possivel se tivese algum material de fotos para nos passar para a unidade de Ajuricaba, ficariamos muito gratos..

    Foi um prazer e um orgulho de fazer parte deste momento marcante no Rio Grande Do Sul… ( das unidades do Sicredi , devemos ter sidos os unicos com equipamentos e vestuaris dentro do padroa da cavalgada.. )

Deixe uma resposta